Foto: Reprodução

Alunos dos Itegos de Formosa, Cristalina, Porangatu e Santo Antônio do Descoberto marcam presença na Campus Party Goiás

Nos cinco dias de evento, cerca de 500 alunos dos Itegos das Região Norte e Nordeste do Estado viajaram a Goiânia para conferir as novidades na área da tecnologia

Mais de 350 horas de atividades, 265 palestras, 108 workshops, 7 mil campuseiros e 60 mil pessoas na área open. Os números comprovam: a Campus Party Goiás foi um sucesso! Durante os cinco dias do maior evento de tecnologia e inovação do Brasil, a Regional 1 da Rede Itego esteve presente em peso por lá, com a participação de aproximadamente 500 alunos vindos dos Itegos de Porangatu, Cristalina, Santo Antônio do Descoberto e Formosa. Alguns deles ficaram acampados durante toda a feira e acompanharam cada detalhe oferecido pelo evento.

Por lá, tanto os alunos da Regional 1 quanto os campuseiros no geral puderam conferir a unidade móvel da Rede Itego e o trabalho do Arranjo Produtivo Local do Mel de Porangatu, ambos laboratórios direcionados para capacitação e qualificação profissional em prol da Educação. Por dia, aproximadamente 500 pessoas passaram pelos dois espaços, se informaram sobre as novidades no ramo da apicultura e participaram de uma experiência sensorial no Laboratório de Microbiologia e Processamento de Alimentos.

Durante a feira, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedi) revelou que uma unidade da Rede Itego sediará a Escola do Futuro, projeto que visa capacitar o jovem para as novas profissões a partir da tecnologia. O vice-governador Lincoln Tejota, o secretário de Desenvolvimento e Inovação, Adriano da Rocha Lima, o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Márcio César Pereira, a presidente do Ceasa, Vanuza Valadares, e a supervisora do CIEE em Goiás, Paula Denise Coelho Neto, também passaram pelo espaço da Regional 1.

Experiência
Contemplada com uma das 1.500 barracas no alojamento e as refeições durante os cinco dias de Campus Party Goiás, Mariana Teles, de 17 anos, integrou o grupo de alunos da Regional 1 que participou de todas as ações do evento que foi, segundo ela, confortável e organizado. Direto de Porangatu, a estudante do curso Técnico em Estética nunca tinha ouvido falar da feira até divulgarem na sala de aula. “Foi surreal quando cheguei! Não me importei em dormir em uma barraca. Só pela oportunidade de participar de todo o evento já compensou. Foi enriquecedor todo conhecimento que adquiri”, afirma.

Ansiosa por outra oportunidade de fazer um curso técnico, Mariana se interessou muito pelas áreas de empreendedorismo e pelo marketing. “Quem trabalha com estética precisa saber desses assuntos tanto para divulgar produtos quanto para disseminar o próprio trabalho”, ressaltou.

Assim como ela, José Augusto Marques, egresso do curso de Apicultura e monitor no espaço do APL do Mel, passou os dias acampado e foi surpreendido pela estrutura. “Em questão de banheiros, organização e segurança, a instalação está nota 10. Sem falar que estamos em um shopping, o que facilita demais outras atividades. Um trabalho delicado que gerou um ótimo resultado para todos os campuseiros”, afirmou.

Viagens
Da Região Norte e Nordeste de Goiás, cada unidade da Regional 1 da Rede Itego teve a oportunidade de aproveitar um dia inteiro da Campus Party. Alunos dos cursos de Secretaria Escolar, Controle de Estoque, Instalação e Manutenção de Rede de Computadores, Práticas Agrícolas, Empreendedorismo e de vários outros cursos passaram por lá participando das experiências.

Aproximadamente 500 estudantes comprovaram o compromisso do Governo de Goiás em levar qualificação profissional para todo Estado e para as regiões mais carentes. E os trabalhos não param. Na abertura da feira, o governador Ronaldo Caiado anunciou a aquisição de 15 unidades móveis da Rede Itego, com laboratórios, para realização de cursos de capacitação profissional.

Também no evento, o governador Ronaldo Caiado assinou o decreto do Marco Regulatório da Inovação, que vai fazer com que as empresas se sintam confortáveis em vir para o Estado. Caiado também lançou o programa Centelha, que, em parceria com o Governo Federal, oferecerá capacitação, recursos financeiros e suporte para a transformação de projetos em negócios de sucesso e finalizou o evento com a novidade de que a Campus Party Goiás agora faz parte do calendário de eventos em Goiás e acontecerá todo ano proporcionando cada vez mais informação e conhecimento ao povo goiano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *