Aula inaugural marca o sucesso da primeira unidade móvel da Rede Itego

Novos cursos já estão sendo estudados e planejados pela Regional 1, responsável pelas unidades das regiões Norte e Nordeste do Estado

Aproximadamente 40 alunos, em sua maioria mulheres, participaram na última segunda-feira, 26, das aulas inaugurais do curso de Salgadeiro realizado no 1° Colégio Tecnológico Vocacional Móvel (CVT’s), mais conhecido por cotec móvel. Instalada no Distrito do Prata, no município de Monte Alegre de Goiás, a unidade de ensino já tem fila de espera para os próximos cursos e a alta procura reflete o sucesso do trabalho.

O cotec móvel onde as aulas são ministradas tem capacidade para atender 20 alunos por turma. As vagas desta primeira etapa de qualificação oferecida pela unidade foram todas preenchidas.

Sueli Borges, aluna da primeira turma do curso de Salgadeiro, se diz realizada com o conhecimento que tem adquirido a cada aula e já faz planos para um futuro bem próximo. “Estou muito feliz com esta oportunidade de aprender para poder ter uma renda e ajudar minha família. A expectativa é produzir salgados para vender na praça, em festas de aniversários e até casamentos”, conta, afirmando que já é uma das interessadas no próximo curso que será oferecido pela unidade móvel: o de Panificação.

De acordo com a assessora técnica da Regional 1, Angélica Cristina, diante da procura e da necessidade do mercado da região, novos cursos estão sendo estudados e planejados. “Estamos em atenção para a demanda da região. Como representantes do Governo de Goiás, nosso foco é qualificar o cidadão e proporcionar o conhecimento para o seu crescimento profissional”, pontuou.

Angélica Cristina explica que  outro fator relevante do projeto do governo estadual é a valorização dos professores locais, já que as aulas nos cotecs móveis são ministradas por profissionais da região, que com o trabalho já começam a impulsionar o mercado. “O reconhecimento do trabalho destes professores é de certa forma um incentivo a mais para os nossos alunos, pois futuramente eles também podem ser um desses profissionais. Ensinar é um trabalho muito bonito e enriquecedor e compartilhar o conhecimento é, sem dúvida, um dos pilares do desenvolvimento”, falou.

Para os interessados no curso de Panificação, as matrículas já estão abertas e podem ser feitas das 14h às 17h, na unidade do cotec móvel, instalada na Praça Matriz do Distrito do Prata. Ao todo são oferecidas 40 vagas. Para se matricular, é preciso que o candidato esteja com os seguintes documentos em mãos: cópias do RG, CPF, comprovante de endereço, comprovante de conclusão do Ensino Fundamental e uma foto 3×4 recente.  As aulas terão início no dia 9 de setembro, mesma data em que se encerram as matrículas.

Unidade

O Distrito do Prata é o município contemplado pelo projeto de qualificação do governo estadual com o IDH mais baixo do Estado. As unidades móveis da Rede Itego têm prioritariamente como alvo os territórios rurais de Goiás onde a população é carente de prestação de serviços e oportunidades, proporcionando, além de qualificação, soluções tecnológicas no que se refere à produção, beneficiamento e comercialização dos produtos segundo a vocação produtiva de cada localidade. Os cursos oferecidos são totalmente gratuitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *