IBRACEDS

Contate-nos por email contato@ibraceds.org.br

AMBIENTE

AMBIENTE

Promover ações que reforcem a conscientização sobre a preservação ambiental e sua relação com o desenvolvimento e a inclusão social, garantindo o progresso com sustentabilidade.

A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL DEVE PERMEAR AÇÕES QUE REFORCEM INICIATIVAS E FORTALEÇAM A INCLUSÃO SOCIAL

O mundo enfrenta desafios ambientais que não têm precedentes e são característicos da mudança de clima causada pela elevada emissão de poluentes e o decorrente aquecimento global. A sociedade sustentável é aquela onde a riqueza é melhor distribuída, a pobreza é combatida e governos e sociedade encontram caminhos para o progresso e bem-estar. Neste cenário, o conceito de desenvolvimento sustentável ressalta a importância de estabelecer o debate e entender como a economia e a sociedade (local e mundial) podem se desenvolver e interagir sem procrastinar mudanças que gerem efeitos positivos para o meio ambiente e não entravem o progresso econômico.

Assim, é preciso entender a complexidade dos problemas em seus diferentes contextos e graus, de modo a oferecer alternativas que possam servir de modelo e serem multiplicadas. Buscamos adotar e apoiar novos mecanismos para o progresso econômico, político, cultural e social. Tecnologia e conhecimento devem caminhar juntas no sentido de apoiar soluções que mitiguem ou preservem o meio ambiente dos impactos causados por fatores catalisados pela ação antropogênica. Em uma visão holística de desenvolvimento sustentável, priorizamos a cooperação com iniciativas e ações que reforcem a inclusão social como estratégia central.

SUSTENTABILIDADE COMO CONDIÇÃO AO PROGRESSO

Trabalhamos sob uma perspectiva normativa de interconexão da economia, sociedade e meio ambiente, que visa trazer segurança e confiança aos apoiadores e atores envolvidos em projetos de desenvolvimento sustentável e preservação ambiental. Nesse contexto, visamos:

  • Desenvolver e implementar o gerenciamento de espaços de preservação  ambiental;
  • Promover a defesa de bens e direitos sociais, coletivos e difusos relativos aos meio ambiente, ao patrimônio cultural, aos direitos humanos e dos povos;
  • Inovar em serviços ambientais através de apoio e ou elaboração de projetos socioambientais e de desenvolvimento sustentável;
  • Favorecer ações e cursos de qualificação e aperfeiçoamento que possam contribuir para a melhoria e preservação do meio ambiente;
  • Disseminar e apoiar ações e projetos no âmbito das metas da agenda de desenvolvimento sustentável propostas pela ONU.

Pela primeira vez, todos os países do mundo se comprometeram a reduzir suas emissões, reforçar a capacidade de resiliência e agir internacionalmente e internamente para enfrentar a mudança climática.
Ban Ki-moon – Secretário-geral da ONU (30/12/ 2015)

COMPROMISSO COM AS GERAÇÕES FUTURAS

A participação ativa de todos os setores da sociedade é um dos fundamentos da Agenda 21 para o desenvolvimento sustentável, lançada no Rio de Janeiro, em 1992, durante o Encontro da Terra (Rio Earth Summit). Desde então, nove grupos têm recebido ênfase em iniciativas para a melhoria da qualidade de vida por meio da construção de sociedades sustentáveis para as futuras gerações: mulheres, juventude, indígenas, organizações não-governamentais, governos, trabalhadores organizados, empresas, comunidade científica e produtores rurais. Enquanto Organização Social, nossa expertise multidisciplinar e intersetorial abrange ações e estratégias para:

  • A biodiversidade e a preservação de ecossistemas;
  • Aumentar a capacidade de construção de mecanismos de cooperação ambiental;
  • Integrar metas de sustentabilidade às políticas públicas;
  • Desenvolver iniciativas empresariais de responsabilidade socioambiental;
  • Estimular e implementar projetos sustentáveis de Economia Verde.