INSTITUTO BRASILEIRO DE CULTURA, EDUCAÇÃO, DESPORTO E SAÚDE

Conscientização

Fomentar a conscientização e o engajamento em ações afirmativas e em iniciativas de interesse público desenvolvidas, com o apoio de pesquisas, campanhas e permanente formação de redes sociais.

CONSCIENTIZAÇÃO E ENGAJAMENTO
“O COMPROMISSO COM MUDANÇAS POSITIVAS DEVE SER ACELERADO COM O ESTÍMULO À PARTICIPAÇÃO E A BUSCA DE SOLUÇÕES COMPARTILHÁVEIS”

A conscientização é um dos fundamentos para a obtenção da cidadania, enquanto o engajamento é o catalisador de sua disseminação. A questão possui um foco poderoso no engajamento de atores governamentais e não-governamentais, somados ao propósito de expandir a participação e reduzir a desigualdade na distribuição de recursos para desenvolvimento socioeconômico sustentável. Este não é um jogo de soma zero, mas de multiplicação de lições aprendidas e resultados positivos.

Nossa ação é direcionada para as questões públicas que estão contextualizadas na defesa da liberdade de expressão; no desenvolvimento sustentável; na diversidade de gênero, racial e étnica; na justiça social; na inclusão; e nas democratizações da comunicação e da inovação. Estas são as portas de entrada para o engajamento na busca de soluções que mitiguem ou resolvam os impactos sociais e outros específicos e constatáveis como problemas históricos ou emergentes, mediante o compromisso maior com a introdução de inovações que produzam mudanças positivas.

VALORES QUE DEFENDEMOS

Conscientização e engajamento fazem parte dos princípios que justificam a atuação da nossa instituição, visto que defendemos valores associados ao bem-estar da sociedade. São estes os parâmetros que cultivamos:

O compromisso com os direitos humanos emoldura valores centrais de conscientização e engajamento. Na intersecção de diferentes áreas, há terreno fértil para a resolução de problemas e conflitos.
Jeff Thindwa – The World Bank Group

ONDE ATUAMOS DE FORMA ENGAJADA

Nossa Organização Social se identifica na atuação sobre um conjunto de questões interligadas pela conscientização e engajamento, mesmo que em diferentes contextos políticos e sociais. São estas as nossas preocupações permanentes:

© IBRACEDS - Todos os direitos reservados