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EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO

Transformar os ambientes escolares, fortalecendo a participação da comunidade por meio de novos processos e instrumentos de gestão, inovações tecnológicas, implementação de metodologias pedagógicas e ampliação da qualificação da força de trabalho.

EDUCAÇÃO CONTINUADA E PERMANENTE NO NOVO CENÁRIO DAS HABILIDADES PARA O SÉCULO XXI

Neste novo cenário de democratização, o papel do professor precisa ser revitalizado, ampliado e, principalmente, valorizado. O aluno também deve assumir o protagonismo para o seu próprio desenvolvimento e o compromisso de se autoavaliar sistemicamente na busca de sua melhor inserção na sociedade. Se o conhecimento ou experiências de sala de aula são agora
compartilháveis, não se trata apenas de atender aos anseios dos alunos em classe e ou de seus pais e responsáveis, é preciso corresponder e envolver todas as esferas da sociedade na melhoria do processo ensino-aprendizagem.

No século 21, ao unir hardware, software, telecomunicações e capital humano, chegamos à Era Social, na qual a colaboração e o compartilhamento de informações e conhecimento são os fundamentos para a formação do cidadão nacional e global. Defendemos que o modelo moderno de ensino e aprendizagem precisa empreender os passos seguintes no caminho da eficácia e da apropriação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), ressignificando os conhecimentos técnicos e científicos adquiridos ás habilidades e competências na ação do saber: conhecer, fazer, ser e conviver em uma sociedade globalizada.

CARACTERÍSTICAS DE INOVAÇÃO

Nossa proposta de educação inovadora é associada a conceitos de expansão de benefícios e de inclusão de públicos-alvo, no sentido de que todos possam colaborar entre si e para a melhoria da qualidade de vida em sociedade. Assim, a escola inovadora promoverá:

  • Iniciativas promissoras em todos os campos do saber (conhecer, fazer, ser e conviver).
  • Inclusão digital para criação e cocriação de recursos educacionais abertos;
  • A disseminação de ambientes virtuais de aprendizagem;
  • A qualificação e engajamento de todos os atores comunitários;
  • Avaliações verticais e horizontais de performance no ensino e aprendizagem;

A UNESCO preconiza a necessidade de quatro pilares da Educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. São princípios que devem orientar a educação moderna.
Jacques Delors – in Educação: Um Tesouro a Descobrir, 1996

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DO SÉCULO XXI

As competências modernas estão situadas nos domínios da capacidade de cognição, do conhecimento intrapessoal e das relações interpessoais. Entre as competências que mais valorizamos estão as:

  • Cognitivas: comunicação, análise, inovação, argumentação, criatividade, adaptação, resolução de problemas, etc;
  • Intrapessoais: autodidatismo, cidadania, responsabilidade, consciência, profissionalismo, altruísmo, integridade, cultura, iniciativa, etc;
  • Interpessoais: empatia, valorização da diversidade, responsabilidade social, trabalho em equipe, liderança, confiança, colaboração, etc.