INSTITUTO BRASILEIRO DE CULTURA, EDUCAÇÃO, DESPORTO E SAÚDE

Rede Itego participa da 1ª edição do programa do governo estadual “Juntos pelo Agro“

10 de março de 2020

O objetivo é promover o desenvolvimento agropecuário dos municípios de Goiás

Representantes do Instituto Tecnológico do Estado de Goiás (Itego) Maria Sebastiana da Silva participaram da primeira edição do programa do governo estadual “Juntos Pelo Agro“, que aconteceu na última sexta-feira, 6/3, no Sindicato Rural de Porangatu.

O objetivo do evento é atender e esclarecer dúvidas da população, conhecer as demandas dos cidadãos, especialmente produtores rurais, e promover o desenvolvimento da agropecuária nos diferentes municípios do Estado. De acordo com presidente do Sindicato Rural de Porangatu, Carlos Garcia, no município existe cerca de 1.600 propriedades rurais, sendo a maioria de pequenos produtores.

Na ocasião, a Rede Itego apresentou e divulgou os cursos de Educação Profissional oferecidos na região. De forma gratuita, a rede capacita o cidadão para as oportunidades do mercado de trabalho proporcionando, assim, a qualidade de vida dos alunos que por ali passam.

Além da Rede Itego, também participaram do evento, representantes do Ceasa, com orientações sobre como comercializar pelo instituto; Emater, com orientações sobre a Emissão de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), crédito e rastreabilidade vegetal e oficinas; Seapa, com orientações sobre a regularização fundiária, e ainda representantes da Agrodefesa, Senar Goiás, Sebrae, Secretaria de Estado  Indústria, Comércio e Serviço (SIC), Vigilância Sanitária e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Para a Superintendente de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica do Ibraceds, Selva Oliveira, ações como esta, que leva conhecimento para a população e esclarece dúvidas, são importantes para o desenvolvimento do Estado. “O governo estadual tem trabalhado com afinco em prol do desenvolvimento do Estado, além dos cursos gratuitos que capacitam à população, tem sido realizada uma série de ações que fomentam o desenvolvimento e fortalecem o produtor rural, que era esquecido. Este trabalho tem feito toda a diferença na vida das pessoas”, avaliou.

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, enfatizou que, além de levar benefícios, o programa “Juntos pelo Agro” fortalece o trabalho desenvolvido pelas entidades no interior do Estado e abre espaço para ouvir as demandas da população. “A iniciativa promove a integração entre as regionais das diferentes instituições e a sociedade, de maneira a estimular o desenvolvimento de projetos, ações, atividades e trabalhos conjuntos, assim como levantar os principais pontos de melhorias. Juntos, podemos ampliar nossa atuação e atender de forma ainda mais efetiva as demandas dos produtores”, finalizou.

*Com informações da Agência Goiana de Defesa Agropecuária

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© IBRACEDS - Todos os direitos reservados