Rede Itego sediará a Escola do Futuro

Anúncio foi feito pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação durante a Campus Party Goiás

 Ansiosos para verem de perto as impressoras 3D e participarem da experiência sensorial dos cinco sentidos, os 95 alunos de Santo Antônio do Descoberto chegaram à Campus Party Goiás na manhã de sábado, 07. Os mais de 180 quilômetros não impediram a turma de aproveitar a imersão em um mundo totalmente novo: o da Tecnologia e Inovação.

Além de workshops, palestras e projetos inovadores no setor da tecnologia, eles conheceram o processo de apicultura no APL do Mel que esteve exposto nos cinco dias do evento. Durante o feira, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedi) anunciou que uma unidade da Rede Itego sediará a Escola do Futuro.

O titular da Sedi, Adriano Rocha Lima, explicou que um dos objetivos é treinar os alunos nas novas profissões a partir da tecnologia, para que seja possível deixar um legado para a sociedade.

Também no evento, o governador Ronaldo Caiado assinou o decreto do Marco Regulatório da Inovação que vai fazer com que as empresas se sintam confortáveis em vir para o Estado. Caiado também lançou o programa Centelha que, em parceria com o Governo Federal, oferecerá capacitação, recursos financeiros e suporte para a transformação de projetos em negócios de sucesso e ainda, assinou um Protocolo de Intenções, em parceria com o Instituto Campus Party e a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), visando instalar 15 laboratórios Include em municípios goianos.

Sara Natasha, de 17 anos, uma das participantes e aluna do Itego de Santo Antônio do Descoberto, não escondeu os elogios com os cursos e o conhecimento que tem recebido da Rede Itego. “Os cursos oferecidos pela Rede Itego estão abrindo novas possibilidades para as pessoas da minha região. A estrutura é ótima, os professores excelentes e já percebo novas portas sendo abertas para minha carreira”, garante. Estudante do curso de Controle de Estoque, ela percebe que já cresceu muito como pessoa desde o início das aulas e vê como seus pensamentos fluem para uma vertente mais empresarial.

No domingo, 8, último dia da Campus Party Goiás, foi a vez dos alunos de Formosa conhecerem um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo. Os estudantes somaram aos outros 370 que passaram pela feira nos dias anteriores, vindos de Porangatu, Cristalina e Santo Antônio do Descoberto. Além deles, mais 35 jovens das unidades geridas pelo Ibraceds acamparam no espaço de alojamento durante todos os dias do evento. O grupo pode conferir as mais de 300 horas de conteúdo, quase 200 palestras e 90 workshops.

Completando três meses no curso de Instalação e Manutenção de Rede de Computadores, Alexandre Félix se sentiu muito feliz pela oportunidade de visitar a Campus Party Goiás, evento que ele só conhecia por nome. Ele estava curioso para testar as ativações de realidade virtual. Para ele foi uma experiência sensacional. “Foi bem diferente do que imaginei, mas acho que acertei tudo”. Aos 20 anos, ele compreende a importância de poder acrescentar estudos ao currículo para se inserir no mercado de trabalho com mais segurança. “Já até estou planejando estudar sobre manutenção de computadores para complementar a minha base. Os dois cursos andam juntos”.

A primeira edição da Campus Party Goiás executada em parceria com o Governo do Estado de Goiás, Fapeg, Sebrae e Sistemas Faeg Senar ostentou grandes resultados de participação e engajamento: 7 mil campuseiros, sendo 2,5 mil acampados, e mais de 60 mil pessoas presentes na Open Campus, o espaço gratuito do evento.

Durante o encerramento do evento, mais uma novidade: A Campus Party será uma feira de tecnologia anual em Goiás. “A partir de agora, vamos ter todos os anos a Campus Party no estado com o compromisso de avançar ainda mais, ampliando o espaço para a incubação e aceleração dos projetos lançados aqui. Vamos estimular esse movimento, trazendo também os empresários nas próximas edições, para que eles sintam o quanto isso vai mudar o perfil do jovem goiano e, consequentemente, trazer alternativas concretas para que nossa região se desenvolva cada vez mais”, finalizou o governador Ronaldo Caiado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *