Capacitação e a troca de experiências marcaram o I Encontro Integrado de Formação Gestorial

7 de dezembro de 2019

Evento reuniu profissionais do instituto para trocar experiências e debater a Educação Profissional e Tecnológica em Goiás

O mundo moderno e o mercado de trabalho têm exigido cada vez mais profissionais capacitados e com experiências, tanto para ensinar e transferir conhecimento quanto para aplicar sua qualificação em cargos e funções determinadas. É também pensando nisso que o Instituto Brasileiro de Cultura, Educação, Desporto e Saúde (Ibraceds) promoveu nos dias 5 e 6 de dezembro o I Encontro Integrado de Formação Gestorial de 2019.

Foram dois dias em que os profissionais que compõem o quadro do instituto puderam debater e compreender melhor os desafios e as oportunidades de se trabalhar de forma ética, transparente e eficaz a Educação Profissional e Tecnológica em Goiás.

“Nossos profissionais estão se preparando para em 2020 desenvolver e oferecer a população goiana, por meio da Rede Itego, cursos atualizados de acordo com a necessidade do mercado moderno e oportunidades inovadoras na qualificação profissional”, afirmou o presidente do Ibaceds, Antonio Almeida, que também ressaltou importância da troca de conhecimento entre os profissionais para o crescimento do aluno durante os cursos.

A atividade, que faz parte da proposta técnica do Ibraceds, contou com a presença de palestrantes especialistas na área da Educação Profissional. A professora Ivone Maria Elias Moreyra foi uma das convidadas a contribuir com a imersão de conhecimento dos participantes.

Graduada em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG), especialista em Educação Profissional pelo Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Minas Gerais e ainda detentora de uma ampla experiência na área de Educação Profissional junto ao Governo Federal, a professora falou sobre a importância de uma visão de trabalho que seja percebida ou proveniente da construção e qualificação do ser humano; parcerias público-privadas (PPP); a reflexão destas parcerias na formação do novo trabalhador e a relevância do vínculo entre o gestor e a comunidade atendida.

“Levar a qualificação a regiões sem tanta perspectiva, como é o caso de muitos municípios atendidos pelo Ibraceds, é de grande relevância para o Estado, pois devolve ao trabalhador a oportunidade de melhorar a sua perspectiva de vida e ainda promove o desenvolvimento da economia e de Goiás”, pontuou a professora, que agradeceu o convite e se colocou à disposição para novos encontros e trocas de experiência.

Dentro da temática Liderança na Contemporaneidade, o professor e consultor em Gestão, Recursos Humanos e Liderança, Douglas Noleto, apresentou as variáveis científicas para superação de novos desafios na liderança que potencializam a produção conjunta.

A ética e transparência na Gestão Pública foi outro assunto abordado durante o encontro. O tema é um ponto essencial no trabalho desenvolvido pela organização social Ibraceds, que está à frente das unidades de ensino profissional das regiões Norte e Nordeste do Estado de Goiás. O tópico foi apresentado pela superintendente de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica do Ibraceds, Selva Oliveira.

Mônica Mariano, que coordena há cinco anos pelo Senai as ações nacionais de inovação, educação e implantação de cultura de inovação nas escolas brasileiras, partilhou um pouco de sua experiência profissional em meio a Educação no Brasil e finalizou a rodada de palestras do evento com muito aprendizado, diversão e inovação.

“A troca de experiência que tivemos aqui nos trouxe um olhar diferenciado sobre os alunos dos dias de hoje e a importância de nos capacitar para proporcionar o melhor conteúdo no ensino técnico e de qualificação profissional”. Foi com essas palavras que a coordenadora pedagógica do Instituto Tecnológico do Estado de Goiás (Itego) Genervino Evangelista da Fonseca, em Cristalina, Samira Saenz, classificou a sua participação no I Encontro Integrado de Formação Gestorial de 2019 do Ibraceds.

A diretora do Itego Carmem Dutra de Araújo, em Formosa, Josiane Pereira, disse que levará mais conhecimento para agregar ao trabalho de sua equipe e na formação dos alunos de sua unidade. “Mais uma vez volto para Cristalina levando o que temos de mais importante: o conhecimento. O que o Ibraceds tem nos proporcionado faz toda a diferença no que oferecemos aos alunos, um ensino de qualidade, com segurança de informações aliado à inovação e à necessidade do mercado atual”, avaliou.

O encontro foi também um preparatório para o trabalho que será desenvolvido pela equipe do instituo no ano que se aproxima. O ensino profissional da Rede Itego está cada vez mais aliado e relacionado com a modernização, com a demanda atual de mão de obra e com a proposta do governo estadual de regionalização do desenvolvimento de Goiás, levando oportunidades de conhecimento aos municípios mais carentes do Estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© IBRACEDS - Todos os direitos reservados