Cotec de Porangatu promove a 1º Mostra de Artesanato – Mãos que constroem

19 de março de 2021

Em comemoração ao Dia do Artesão, celebrado nesta sexta-feira, 19, o Colégio Tecnológico de Goiás (Cotec) Maria Sebastiana da Silva, em Porangatu, promove entre os dias 22 e 26 de março a 1ª Mostra de Artesanato – Mãos que constroem

A abertura acontece no dia 22, às 19h, pelo canal Peequi no Youtube, com uma roda de conversa sobre empreendedorismo criativo: Ações para o desenvolvimento de renda para o artesão. O evento conta com ainda com workshops e apresentação de um documentário. É gratuito, totalmente online que segue à risca todas as medidas determinadas pelo Governo de Goiás e Ministério da Saúde.

A proposta surge com a necessidade de valorização do artesanato produzido da região do Norte Goiano. O evento é também uma maneira de reconhecer a representatividade da cultura regional e de oferecer aos artesãos a oportunidade de visibilidade, melhoria de renda e qualidade de vida.

A diretora da unidade de ensino, Thais Cesário, explica que eventos como esse são importantes para incentivar os artesãos locais a empreender, evoluir e transformar a sua realidade. “É preciso evidenciar de forma sistêmica as ações que possibilitam maior lucratividade e renda por meio do artesanato e, principalmente, estimular a competência técnica e empresarial dos artesãos e de suas unidades produtivas como previsto no Projeto de Lei nº 256/2015, que institui o Programa de Certificação do Artesanato Brasilero, ainda em tramitação no Senado”, avalia Thaís.

A 1ª Mostra de Artesanato do Cotec de Porangatu contará com rodas de conversa e exibição de documentário, expondo as motivações, as inspirações e o cotiano do artesão em seu ateliê, sua constância em produzir e construir bem mais do que objetos, mas o belo, o cultural e o vivenciado, para assim dar início a um trabalho com objetivo de desenvolver a consciência dos artesãos sobre os valores culturais, estético-formais e socioambientais relacionados à sua atividade.

Ações do Cotec de Porangatu:
23/03 às 20h10 – Workshop: Técnicas de curtimento da pele de Tilápia e o seu aproveitamento na fabricação de peças artesanais.
24 e 25/03 às 19h – Documentário: Mãos que constroem.
26/03 às 20h10 – Documentário: Mãos que constroem.

Outras Ações
Os Cotecs Genervino Evangelista da Fonseca, em Cristalina; Carmem Dutra de Araújo, em Formosa e a Escola do Futuro de Goiás Sarah Luísa Kubitschek, em Santo Antônio do Descoberto também vão promover ações durante a 1ª Mostra de Artesanato – Mãos que constroem.

A ação da Escola do Futuro de Santo Antônio do Descoberto acontecerá na terça-feira, 23, com uma palestra virtual sobre como usar o marketing digital a favor do seu negócio. O Cotec de Formosa realizará na próxima quinta-feira, 25, às 20h10, uma roda de conversa sobre a importância da promoção da competência técnica, do reconhecimento e da geração de renda para a qualidade de vida dos artesãos goianos. Já na sexta-feira, 26,
às 19h, o Cotec de Cristalina realizará a Roda de conversa com o tema: As possibilidades do cooperativismo para o incremento de renda do artesão.

Deixe uma resposta

© IBRACEDS - Todos os direitos reservados