Governo de Goiás abre mais de 1,7 mil vagas em cursos gratuitos de capacitação e qualificação profissional

18 de janeiro de 2021

As vagas estão distribuídas nos municípios de de Santo Antônio do Descoberto, Novo Gama, Planaltina, Mara Rosa, Minaçu, Niquelândia, Porangatu, São Miguel do Araguaia, Uruaçu, Cristalina, Cidade Ocidental, Luziânia e Formosa

O Governo de Goiás, por meio das secretarias de Estado da Retomada e Desenvolvimento e Inovação (Sedi), oferece mais de 1,7 mil vagas para cursos de capacitação e qualificação profissional em 13 cidades nas regiões Norte, Nordeste e Entorno do DF. Mesmo diante de um período delicado como o da pandemia da Covid-19, o governo estadual não para e trabalha efetivamente para melhorar a qualidade de vida do povo goiano e a retomada da economia.

Por meio das Escolas do Futuro, Colégios Tecnológicos e Unidades Descentralizadas de Educação Profissional e Inovação (Udepi), a atual gestão tem levado conhecimento a todos os cantos do Estado, inclusive para as regiões que vivem a concentração da situação de vulnerabilidade social.

Ao todo estão abertas 1.730 vagas distribuídas nos municípios de Santo Antônio do Descoberto, Novo Gama, Planaltina, Mara Rosa, Minaçu, Niquelândia, Porangatu, São Miguel do Araguaia, Uruaçu, Cristalina, Cidade Ocidental, Luziânia e Formosa. Como as aulas são on-line, os alunos de cidades vizinhas onde as matrículas estão abertas também podem se candidatar às vagas.

Marketing Digital, Gestão Escolar, Quintais produtivos, Sistemas Agroflorestais, Secretariado, Noções Básicas em Urgências e Emergências, Assistente de Controle e Qualidade, Técnicas em Vendas, Empreendedorismo, Modelagem e Confecção de Lingerie e Libras para Iniciantes são alguns dos cursos com matrículas abertas. Lembrando que a escolha dos cursos é feita depois de uma análise detalhada da necessidade do mercado de trabalho de cada região.

As aulas serão realizadas na modalidade de Regime Especial de Aulas Não Presenciais (REANP) que adota a possibilidade de ensino e aprendizagem não exclusivamente por meios digitais, indicando a necessidade de se manter e reforçar a interação do professor com os alunos e entre os alunos, por meio do uso de tecnologias. Por meio da mediação do conhecimento em um Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem – AVEA, o professor pode se manter de prontidão, no horário e na mesma duração (horas diárias) que seriam destinadas às aulas presenciais.

Para se candidatar às vagas os interessados precisam preencher alguns requisitos, como, por exemplo, ter idade mínima de 16 anos e ter concluído o Ensino Fundamental. A data das matrículas segue um calendário onde os cursos de qualificação encerram as inscrições amanhã, 15 de janeiro. Já as matrículas para os cursos de capacitação profissional podem ser feitas até o dia 25 de janeiro. As aulas terão início no dia 1º de fevereiro.

As inscrições são feitas de forma on-line no site dos Cotecs e Escolas do Futuro responsáveis pelas unidades de ensino de cada região. É preciso anexar as cópias da Cédula de Identidade, CPF, comprovante de endereço e de conclusão do Ensino Fundamental no cadastro de inscrição.

Sobre os Cotecs

Os Institutos Tecnológicos de Goiás (Itegos) agora são Colégios Tecnológicos (Cotecs) e a mudança faz parte do trabalho contínuo que vem sendo desenvolvido pelo Governo de Goiás para melhorar a qualidade de vida da população e proporcionar mais qualificação e capacitação com objetivo de fomentar a geração de emprego e renda, o empreendedorismo e a retomada da economia.

Confira abaixo os endereços e a data final para as inscrições em cada região:

Edital 084/2020 e 085/2020 – Cotec Genervino Evangelista da Fonseca (Cristalina), Udepis de Cidade Ocidental e Luziânia. Mais informações: (61) 3612-1942.

Edital 080/2020 e 081/2020 – Cotec Carmem Dutra Araújo (Formosa). Mais informações: (61) 3642-2869.

Edital 078/2020 e 079/2020 – Cotec Maria Sebastiana da Silva (Porangatu), Udepis de Minaçu, Niquelândia, Mara Rosa, São Miguel do Araguaia e Uruaçu. Mais informações: (62) 3642-3677.

Edital de Santo Antônio do Descoberto – Escola do Futuro Sarah Luísa Lemos Kubitschek de Oliveira, Udepis de Novo Gama e Planaltina. Mais informações: (61) 3606-343 ou pelo whatsapp (61) 98601-7391.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© IBRACEDS - Todos os direitos reservados